A SGRI atendendo a pedido da Conseiller en développement international – Amériques  para divulgação de chamada.

Informamos que não temos participação ou qualquer responsabilidade pelo evento.

Sugerimos que o interessado busque as informações conforme orientação no texto abaixo.

 

Mitacs Globalink Research Internship (GRI)

https://www.mitacs.ca/en/programs/globalink/globalink-research-internship

 

Clique no seguinte link para se inscrever https://globalink.mitacs.ca/#/student/application/welcome

 

Prazo final para inscrição: 22 de setembro, 13h, horário do Pacífico.

 

Este programa (GRI) consiste em uma bolsa integral de 12 semanas (viagem + custos de vivência) para participação em um projeto de pesquisa de uma das 70 universidades canadenses participantes. Estudantes de graduação de todas as universidades brasileiras são elegíveis.

 

Os candidatos e as candidatas podem selecionar projetos de pesquisa de maior interesse para eles. Nossos professores da UQTR fizeram aproximadamente 70 propostas de projetos de pesquisa, que podem ser visualizadas nesta página: https://globalink.mitacs.ca/#/student/application/projects

Programa UNIGOU Academic Internships - UNIGOU Remote 2022


enolnnnoilpbiddg.png.png

 

(Esta é uma oportunidade externa divulgada ao público e todas as perguntas devem ser direcionadas diretamente à organização responsável).


O Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica anuncia que estão abertas as inscrições para mais uma edição do Programa UNIGOU Academic Internships em cooperação com as universidades e centros de pesquisas da República Tcheca. Nesta edição, as atividades serão conduzidas de forma remota, com o auxílio de ferramentas online.
 
O Programa UNIGOU é desempenhado com o apoio da Embaixada da República Tcheca em Brasília, da Embaixada do Brasil em Praga e do Ministério da Educação da República Tcheca e tem o objetivo de estreitar as relações entre os dois países, através de um programa de cooperação científica e treinamento acadêmico de excelência.

Os estudantes brasileiros participantes do UNIGOU desenvolverão atividades acadêmicas e científicas referentes às suas áreas de formação, em cooperação com os pesquisadores das instituições parceiras, na República Tcheca. O Programa é tipicamente conduzido durante o período de recesso de verão no Brasil (Janeiro a Março de 2022).


Período: Janeiro a Março de 2022
Período de Inscrição: até 30 de Agosto de 2021
Duração do Estágio: 2 a 3 meses
Idioma do Programa: Inglês
Requisitos: Ser brasileiro; possuir Inglês fluente; ser estudante ou recém graduado em uma das universidades brasileiras de interesse; haver concluído, no mínimo, 2 anos do programa de graduação na universidade brasileira de origem; possíveis requisitos técnicos de acordo com o tópico de colaboração
Critérios de Seleção: Avaliações online, análise de currículo e carta de motivação

Inscrições: Estudantes interessados em participar do Programa devem verificar a lista de tópicos disponíveis em sua área de formação e se inscrever através do endereço www.incbac.org

XI Colóquio PELSE 2021 - Reflexões e Rumos

 

cartaz portugues ultima versão.jpg

 

Ao vivo pelo canal do YouTube AUGM Oficial

Inscrições durante o evento

CRÍTICA E ROMANCE: "Moving Pictures: Serial Revolutions in 1848"

Conferência: “Moving Pictures: Serial Revolutions in 1848”.
Palestrante: Profa. Dra. Clare Pettitt (King's College, London)
Quando? 11/08/21, às 14h.
Onde? Canal do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ
(https://www.youtube.com/watch?v=z0Ib50VNvBc).

 Prezados,

Gostaríamos de convidá-los para participar da próxima edição do _Ciclo de Palestras Crítica e Romance, _que contará com a presença da professora Clare Pettitt, do King's College London, que dará a palestra intitulada "Moving Pictures: Serial Revolutions in 1848".

O nosso ciclo é organizado pelo Departamento de Letras Anglo-Germânicas em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ e é realizado mensalmente.

Em sua palestra, Pettitt falará sobre o papel das tecnologias de impressão na disseminação das revoluções de 1848 na Europa. Segue abaixo o resumo e a biografia da palestrante:

As tecnologias que tornaram a produção de ilustrações barata e rápida começavam a ficar disponíveis em 1848, o que possibilitou que as notícias sobre as revoluções aparecessem como um dos primeiros temas a ser divulgado pelas novas técnicas de mídia visual. O resultado foi uma nova prática visual que foi crucial para a criação de um senso de conectividade e de identidade por toda a Europa. Devido aos "estereótipos" compartilhados nas chapas de impressão,ilustrações idênticas de barricadas, lutas insurgentes e parlamentos e assembleias recém-constituídas foram retratadas em periódicos na Grã-Bretanha, Alemanha e França, sendo copiadas pela Europa para diferentes públicos de leitores. O capítulo que será apresentado na palestra mapeia ilustrações de jornais da revolução na França a caminho para a Itália, Alemanha, Áustria e Hungria. Sugere-se que a equivocada ideia oitocentista de que as revoluções de 1848 teriam começado em Paris e se alastrado da capital francesa para outros cantos da Europa sobrevive em nossos livros de história, em parte, por conta das fortes ligações da imprensa entre Paris e Londres, de forma que a revolução de 1848 em Paris tenha sido rápida e extensamente noticiada na imprensa anglófona e depois exportada de Londres para outras cidades europeias.

Clare Pettitt é professora no Departamento de Inglês do King's College London e já atuou como docente nas universidades de Oxford, Leeds e Cambridge. Publicou diversos artigos e livros sobre periódicos, cultura impressa e a história da mídia, incluindo artigos sobre álbuns de recorte, anais e miscelâneas. Seu último livro _Serial Forms: The Unfinished Project of Modernity, 1815-1848 _foi publicado em 2020 pela Oxford University Press. Pela mesma editora, lançará em dezembro de
2021 o segundo volume de sua atual pesquisa, intitulado _Serial Revolutions 1848: Writing, Politics, Form_. O último livro dessa trilogia tratará da era digital e os seus efeitos na cultura literária e em identidades imperiais e raciais.

Summer School virtual organizada pelo Instituto de Etnologia da Universidade de Münster.

As inscrições encerram no dia 10 de agosto.

Evento em inglês. 

Seguem mensagem completa da Instituição em inglês:

 

"Dear students,

 

Join us online this summer at the University of Münster (WWU) and experience the virtual European Campus of Intercultural Perspectives (ECIP) – digital edition!

Intercultural competence has become an essential skill for all people involved, be it in working life abroad or in multicultural teams in one’s home country. But what is intercultural competence? What is a culture shock? What options are there to deal with intercultural misunderstandings? How does conflict resolution work?

The Institute of Ethnology [1] of the University of Münster and its longtime cooperation partner ESE [2] invite you to participate in this two-week intensive programme from 16.-27. August 2021 to address these questions. Participants will come together for three hours per day. There will be some extra events for students to meet and chat and to explore and enjoy Münster and the university online. No ready-made answers will be offered, instead we will investigate fundamental issues in intercultural encounters and analyse common stumbling-blocks in interaction in this globalized world.

 

Please find attached the programme flyer; further information and registration can also be found at: https://www.uni-muenster.de/ECIP/ [3]

 

Application Deadline: August 10th 2021. Costs: 150€ (80€ for students of WWU’s partner universities)

 

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

ECIP Summer School Team

Onde estamos

Diretoria de Relações Internacionais / Gabinete da Reitora - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Av. Pedro Calmon, 550,  2º andar - Cidade Universitária -  Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 21941-901

 

UFRJ DRI - Diretoria de Relações Internacionais
Desenvolvido por: TIC/UFRJ