Estão abertas as candidaturas para a bolsa Eiffel, programa de bolsas de excelência desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores e Europeias da França para atrair os melhores alunos estrangeiros para os cursos de mestrado e doutorado em estabelecimentos franceses. O prazo para envio dos dossiês, que são encaminhados pela instituição francesa ao comitê de seleção, é 7 de janeiro de 2022.


A bolsa Eiffel é voltada aos alunos de Master em projetos de mobilidade individual (Master completo na França), duplo-diploma, especialmente cursos de engenharia, doutorado sanduíche ou doutorado em cotutela. A partir deste ano, o edital atenderá novas áreas de estudos:

* Biologia e saúde
* Transição ecológica
* Matemática e digital
* Ciências da engenharia
* História, língua e civilização francesa
* Direito e Ciências políticas
* Economia e gestão

As informações sobre o edital podem ser encontradas no site (https://www.bresil.campusfrance.org/bolsa-eiffel-2022-2023) e redes sociais [2] do Campus France Brasil.

Candidaturas para graduação e Master com bolsas de exoneração 

Aproveitamos a oportunidade para informar que estão abertas, até dezembro de 2021, as candidaturas via Campus France para graduação e _Master _em universidades francesas públicas e privadas. Ao enviara aplicação, os candidatos concorrem, automaticamente, a bolsas de exoneração parcial das taxas anuais nas intituições públicas.

Site: https://bit.ly/2XYDtMc
Facebook: https://bit.ly/2ZBSeVW
Instagram: https://www.instagram.com/p/CUfkU6rJmD_/

Agradecemos se puderem divulgar amplamente as oportunidades. Em caso de dúvida, os interessados podem entrar em contato com o escritório do Campus France da sua circunscrição:

Região Nordeste: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Estado de Minas Gerais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Estado de São Paulo, Região Sul, Centro-Oeste e Norte:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Onde estamos

Diretoria de Relações Internacionais / Gabinete da Reitora - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Av. Pedro Calmon, 550,  2º andar - Cidade Universitária -  Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 21941-901

 

UFRJ DRI - Diretoria de Relações Internacionais
Desenvolvido por: TIC/UFRJ