Projeto "Das Ibéricas - Na Voz do Violão, um Grito a Favor da Vida"

 

instagram Das ibericas.gif

 

O projeto "Das Ibéricas" está no plano de ação da Coordenação de Atividades Culturais do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCJE/UFRJ) como atividade de integração entre universidades brasileiras, a partir das ações na UFRJ, e algumas da Península Ibérica (Portugal e Espanha), tendo a atividade cultural como cerne principal. A ação existe desde 2019, quando realizou sua primeira edição, como consta no Relatório de Ações da Coordenação de Atividades Culturais do CCJE.1

Apesar de a ação ser prevista para ocorrer anualmente, o período de restrições imposto pela pandemia da Covid-19 dificultou a passagem da sua forma presencial para virtual em tempo hábil para o ano de 2020. É da sua efetivação para 2021 de que se trata a presente proposta.

Essa edição, em formato virtual, pretende reunir músicos que tenham prática instrumental violonística, recebendo como subtítulo "Na voz do violão, um grito a favor da vida", fazendo vibrar e percutir a música engajada nessa ideia. Trata-se de uma ação de alcance internacional, que visa destacar as produções daquele que é considerado um dos instrumentos mais populares do Brasil, base sonora dos cantos que nos reconhece, acalenta e convoca, seja pelas mãos de profissionais, iniciantes e amadores.

Por três dias, de 23 a 25 de novembro, serão exibidos vídeos previamente inscritos e aceitos por comissão, desde que apresentada a documentação pelos detentores do direito autoral das obras e a liberação para sua veiculação no projeto. Os vídeos aprovados serão transmitidos e afixados nos canais do YouTube das universidades integradas ao projeto.

 

Clique aqui para acessar o documento completo.

Onde estamos

Diretoria de Relações Internacionais / Gabinete da Reitora - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Av. Pedro Calmon, 550,  2º andar - Cidade Universitária -  Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 21941-901

 

UFRJ DRI - Diretoria de Relações Internacionais
Desenvolvido por: TIC/UFRJ