A UFRJ enviou, e ele foi!

"Eu fui a primeira pessoa a cursar o ensino superior na minha família."

André Caruso foi mais um dos alunos da UFRJ, que aproveitaram as oportunidades de intercâmbio oferecidas pelos setores internacionais da Minerva. Neste caso, foram as bolsas de pós-graduação Erasmus+, lançado em 2018, em Edital, pela Diretoria de Relações Internacionais.

Nessa leva, 3 alunos de mestrado e 3 de doutorado foram com bolsa da União Europeia para a Universidade Côte-d'Azur, situada na belíssima Nice, na Riviera Francesa.

Para André, que cursa doutorado em História Social no IFCS, o local foi ideal para seu projeto, uma vez que a cidade se localiza próxima aos locais relacionados ao objeto de seu estudo.

Nas palavras do próprio aluno:

"Eu sou de uma pequena cidade no interior do Estado do Rio de Janeiro. Eu fui a primeira pessoa a cursar o ensino superior na minha família. A minha jornada não foi fácil. Muitas pessoas me ajudaram ao longo do caminho. Eu fui morar na capital e comecei a trabalhar desde o terceiro semestre da faculdade. Depois que eu concluí os meus estudo, me tornei professor e lecionei na periferia do Rio de Janeiro. O meu maior sonho era estudar no exterior, mas parecia um sonho distante. Quando soube do Programa Erasmus, percebi que seria a grande oportunidade de realizar meu sonho. Eu não estava enganado. O período de intercâmbio foi melhor do que eu poderia imaginar. Eu aprendi a lidar com as diferenças culturais, além de aprimorar o meu conhecimento da língua francesa. Eu fui muito bem recebido por todos da Universidade, o que foi muito importante para a formação da minha rede de contatos. A minha pesquisa foi enriquecida pelo contato com novos trabalhos e com novos documentos, que a presença na França me possibilitou encontrar."

Essa e outras oportunidade estão disponíveis para os alunos da UFRJ, mas tem que ficar ligado!

Acompanhe as notícias por meio do setor internacional da sua Unidade, pela UFRJ Internacional.

IMG 20190702 WA0010