CELEBRADO ACORDO INTERNACIONAL ENTRE UNAM E UFRJ PARA PESQUISAS NA ÁREA JURÍDICA

UNAM.png

 

A comunidade acadêmica jurídica da UFRJ celebra a formalização do Acordo de Cooperação Internacional entre seu Programa de Pós-graduação em Direito e o Instituto de Investigaciones Jurídicas (IIJ) da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), cujo extrato foi publicado no diário oficial da união em 29 de abril de 2019. 

 

Além da posição de quarta melhor universidade da América Latina, a UNAM foi considerada a melhor instituição universitária do México pelo ranking internacional QS 2019. Em complemento, seu Instituto de Investigaciones Jurídicas é o maior e mais influente centro de pesquisas em direito do México e um dos maiores da América Latina, responsável por um alto nível qualitativo e quantitativo de publicações especializadas, com destaque para seus mais de 10 periódicos editados, a exemplo do Anuario Mexicano de Derecho Internacional e o Boletín Mexicano de Derecho Comparado (Qualis Direito A1 e A2, respectivamente). 

A oportunidade da parceria entre as duas instituições nasceu da participação do doutorando em direito da UFRJ, Ranieri Lima Resende, no Encuentro Internacional sobre Responsabilidad Internacional, Medio Ambiente y Cambio Climático, realizado na Cidade do México nos dias 23 e 24 de maio de 2017. A partir disso, diversas tratativas presenciais e remotas foram efetivadas com a participação da Pesquisadora da UNAM, Dr.ª Marisol Anglés Hernández, e dos representantes do setor de cooperação interinstitucional da entidade mexicana. 

Com o forte apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e sob a supervisão direta da Coordenação do PPGD, foi possível harmonizar as normas e regulamentos vigentes em ambas instituições, de modo a formatar uma minuta de acordo agregada pelo respectivo plano de trabalho conjunto. 

Dentre as atividades acadêmicas a serem desenvolvidas, ressaltam-se a criação de grupos de pesquisa internacionais, intercâmbios e visitas de pesquisa, publicações conjuntas, organização e realização de eventos acadêmico-científicos na Cidade do México e no Rio de Janeiro. 

A coordenadora do PPGD/UFRJ, Prof.ª Dr.ª Lilian Emerique, considerou o Acordo de Cooperação Internacional com a UNAM uma oportunidade significativa para a internacionalização do Programa e da própria Universidade como um todo, com destaque para a qualidade acadêmica da instituição mexicana e a importância da abertura integradora das pesquisas jurídicas no plano internacional.


 

UFRJ DRI - Diretoria de Relações Internacionais
Desenvolvido por: TIC/UFRJ