A UFRJ enviou, e ele foi!

"Eu fui a primeira pessoa a cursar o ensino superior na minha família."

André Caruso foi mais um dos alunos da UFRJ, que aproveitaram as oportunidades de intercâmbio oferecidas pelos setores internacionais da Minerva. Neste caso, foram as bolsas de pós-graduação Erasmus+, lançado em 2018, em Edital, pela Diretoria de Relações Internacionais.

Nessa leva, 3 alunos de mestrado e 3 de doutorado foram com bolsa da União Europeia para a Universidade Côte-d'Azur, situada na belíssima Nice, na Riviera Francesa.

Para André, que cursa doutorado em História Social no IFCS, o local foi ideal para seu projeto, uma vez que a cidade se localiza próxima aos locais relacionados ao objeto de seu estudo.

Nas palavras do próprio aluno:

"Eu sou de uma pequena cidade no interior do Estado do Rio de Janeiro. Eu fui a primeira pessoa a cursar o ensino superior na minha família. A minha jornada não foi fácil. Muitas pessoas me ajudaram ao longo do caminho. Eu fui morar na capital e comecei a trabalhar desde o terceiro semestre da faculdade. Depois que eu concluí os meus estudo, me tornei professor e lecionei na periferia do Rio de Janeiro. O meu maior sonho era estudar no exterior, mas parecia um sonho distante. Quando soube do Programa Erasmus, percebi que seria a grande oportunidade de realizar meu sonho. Eu não estava enganado. O período de intercâmbio foi melhor do que eu poderia imaginar. Eu aprendi a lidar com as diferenças culturais, além de aprimorar o meu conhecimento da língua francesa. Eu fui muito bem recebido por todos da Universidade, o que foi muito importante para a formação da minha rede de contatos. A minha pesquisa foi enriquecida pelo contato com novos trabalhos e com novos documentos, que a presença na França me possibilitou encontrar."

Essa e outras oportunidade estão disponíveis para os alunos da UFRJ, mas tem que ficar ligado!

Acompanhe as notícias por meio do setor internacional da sua Unidade, pela UFRJ Internacional.

IMG 20190702 WA0010

UFRJ promove Welcome Day 2019-2

g1979.png

A UFRJ recebeu os novos alunos de intercâmbio em mais uma edição do Welcome Day, que ocorreu na manhã de 2 de agosto.

Os alunos receberam a saudação pelo Vice-reitor da UFRJ, professor Carlos Frederico, que foi seguida pela belíssima apresentação do Quinteto de Metais da UFRJ.

Após o momento solene, a equipe da DRI comandada pelo Diretor de Relações Internacionais, Amaury Fernandes, seguiu com a sessão informativa, onde diversos pontos sobre a UFRJ e o Rio, pertinentes ao contexto dos alunos estrangeiros foram abordados.

Ao final do evento, os alunos da INTERPOLI - grupo estudantil da Escola Politécnica especializado em acolhimento de alunos internacionais – promoveu um momento de integração.

Também estiveram presentes representantes das Unidades como FACC, FND, Letras, FAU, EBA, Biofísica, POLI e Odonto.

WhatsApp Image 2019-08-02 at 18.19.05 (1).jpeg Foto_Ana-Marina-Coutinho_Coordcom2.jpg

Foto_Ana-Marina-Coutinho_Coordcom16.jpg Foto_Ana-Marina-Coutinho_Coordcom1.jpg

A UFRJ sediou nos últimos dias 4 e 5 de julho  a 5ª Reunião do programa RIESAL. O evento foi organizado pela Universidade de Guadalajara (México), conjuntamente com a Diretoria de Relações Internacionais do Gabinete do Reitor da UFRJ.

IMG-20190702-WA0002.jpg

A reunião de dois dias tratou de avaliar os resultados obtidos por cada instituição, e como cada uma utilizou os recursos provenientes do Programa.

Além das presenças de diversos representantes de diversas instituições de ensino superior latino-americanas, também esteve presente o Consul Adscrito do México no Rio de Janeiro, Sr. JUAN JOSÉ SALGADO SAAVEDRA.

A RIESAL (sigla em espanhol para Rede Regional para o Fomento da Internacionalização da Educação Superior na América Latina) é um braço do projeto Erasmus+, co-financiado pela Comissão Européia, que contribui no aprimoramento da internationalização nas instituições de ensino superior da região. Para conhecer mais acesse http://erasmusplusriesal.org/.

IMG_20190704_090154259.jpg

(da esquerda para a direita, Profª Nadia Comerlato (UFRJ), Sr. Juan Saavedra (Consul do México), Sr. Ismael Crôtte (Univ. Guadalajara)

CELEBRADO ACORDO INTERNACIONAL ENTRE UNAM E UFRJ PARA PESQUISAS NA ÁREA JURÍDICA

UNAM.png

A comunidade acadêmica jurídica da UFRJ celebra a formalização do Acordo de Cooperação Internacional entre seu Programa de Pós-graduação em Direito e o Instituto de Investigaciones Jurídicas (IIJ) da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), cujo extrato foi publicado no diário oficial da união em 29 de abril de 2019.

DRI realiza Dia de Boas-vindas 2019/1

18/03/2019

boas vindas 20191

No dia 11 de março, o Salão Nobre do CCMN sediou mais um Dia de Boas-vindas. O evento acontece todo início de semestre, e tem por objetivo receber os novos estudantes de intercâmbio vindos da universidades parceiras da UFRJ fora do país.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor a UFRJ, além de receber informações pertinentes a sua estadia na Universidade e no Rio de Janeiro.

A professora Nadia Comerlato, diretora da DRI, ressaltou a importância da experiência de intercâmbio não somente pelo aspecto acadêmico, mas também por ser uma oportunidade de agregar valores de outra língua e cultura.

Dentre os presentes, vale destacar a presença da Decana do CCMN, professora Cássia Turci, e de vários dirigentes de RI das unidades acadêmicas que também prestigiaram o evento.

Ao final da apresentação, foi oferecido um coffee break, com uma apresentação artística de coral infantil. Os estudantes internacionais também fizeram uma visitação guiada ao Museu da Geodiversidade do CCMN.

IMG 20190312 WA0009 IMG 20190312 WA0011 IMG 20190312 WA0015 IMG 20190312 WA0032 IMG 20190312 WA0035