A UFRJ possui quatro campi: Cidade Universitária, localizado na Ilha do Fundão (razão pela qual é comumente chamado apenas de Fundão); Praia Vermelha, situado no tradicional bairro da Urca; Macaé, o mais novo campus, instalado na cidade de Macaé, a cerca de 185 km do Rio de Janeiro; além do Complexo Avançado de Xerém, em Duque Caxias.

Há outros institutos, faculdades e unidades da UFRJ localizados fora dos campi, dentre os quais se destacam: o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, o Instituto de História, a Faculdade Nacional de Direito e a Escola de Música, todos situados no centro do Rio de Janeiro; o Museu Nacional e o Observatório do Valongo, ambos localizados no tradicional bairro de São Cristóvão; e o Colégio de Aplicação da UFRJ, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Para acessar os mapas da UFRJ, clique aqui.

Para acessar a relação de meios de transporte público que passam pela UFRJ, clique aqui.