Cancelamento de editais de intercâmbio

EDITAL Nº215/2020

 

A Diretoria de Relações Internacionais - Gabinete do Reitor da UFRJ, no uso das suas atribuições, resolve tornar público o Edital de Cancelamento Nº215/2020 de 26 de junho de 2020, segunda parte do Boletim extraordinário da UFRJ, pelos fatos que passa a expor: Considerando as atuais condições sanitárias do país, com a expansão ainda consistente do número de pessoas infectadas pelo Coronavírus que sofrem com a COVID-19, em especial a situação da cidade e do Estado do Rio de Janeiro; considerando o fato de que ainda não há previsão para a reestruturação do calendário acadêmico de 2020-1 e 2020-2, a Direção de Relações Internacionais informa o cancelamento dos editais de mobilidade regular para 2020-2, publicado sob o número EDITAL Nº 62/2020 Programa de Mobilidade Regular – Boletim extraordinário 2ª parte -  nº 7 de 14 de março de 2020 e do  EDITAL AUGM nº 89 Programa de intercambio internacional para estudantes de graduação da UFRJ – publicado no Boletim nº 12 de 19 de março de 2020.

Para nossa equipe fica claro que a situação da pandemia na cidade não oferecerá segurança sanitária suficiente para que recebamos os estudantes estrangeiros, com a certeza de não os expor à contaminação em um grau minimamente aceitável. 

Outra razão que nos leva a esta decisão está no fato que diversas instituições parceiras estrangeiras estão igualmente cancelando seus intercâmbios pelos mesmos motivos elencados acima.

A decisão pelo cancelamento definitivo envolve ainda o total descompasso de datas entre os calendários acadêmicos da UFRJ e das instituições parceiras. Com a prudente decisão de nossa Universidade de não retomar atividades presenciais de forma açodada, e a decisão de efetuar ensino emergencial remoto somente após um estudo detalhado e ampla discussão, a diferença de datas inviabiliza a simultaneidade dos períodos de intercâmbio com os períodos de atividades letivas entre as instituições envolvidas.

Caso estabeleçamos ensino remoto que seja conciliável com atividades de intercâmbio a distância faremos o oferecimento às instituições parceiras para que avaliem a conveniência de disponibilizar tal opção para seus estudantes.

Estudamos forma de compensar e de manter a reciprocidade em nossos acordos, a UFRJ comunicará a seus parceiros se, e de que forma, as vagas que seriam destinadas para o edital cancelado poderão ser compensadas após a normalização das nossas atividades. As unidades acadêmicas serão consultadas para que possamos construir as soluções necessárias para situações específicas.

Rio de Janeiro, 29 de junho de 2020.

Izabel Cristina Dias de Souza

Chefe do setor de Mobilidade da DRI/UFRJ

Amaury Fernandes

Diretor de Relações Internacionais DRI/UFRJ

 

 

Formulários de pesquisa para alunos de intercâmbio da UFRJ

 

A DRI recentemente enviou formulários aos alunos que estiveram em intercâmbio na UFRJ ou nas universidades estrangeiras, a fim de consultar sua situação de saúde e tomar conhecimentos de cada demanda, conforme o caso. 

 

Alunos das parcerias estudando na UFRJ

Solicitamos,portanto, que os alunos das universidades estrangeiras em intercâmbio na UFRJ que ainda não preencheram o formulário de pesquisa enviado por e-mail, que o façam com urgência, mesmo que já tenham retornado aos seus países de origem. O procedimento leva apenas 2 minutos. Clique aqui para acessá-lo.

 

Alunos da UFRJ no exterior

Quanto aos alunos da UFRJ em intercâmbio nas universidades parceiras, solicitamos que também preencham o seguinte formulário específico, mesmo que já tenham retornado ao Brasil. Clique aqui para acessá-lo

 

Comunicado da Diretoria de Relações Internacionais aos estudantes estrangeiros em intercâmbio na UFRJ:

Rio de Janeiro, 27 de março de 2020

 

Após o começo da grave crise de saúde que enfrentamos com a pandemia de COVID-19 enviamos as recomendações da universidade sobre como agir, estamos reforçando a importância de atenção permanente aos cuidados pessoais e a leitura cotidiana das informações que são veiculadas através do site https://coronavirus.ufrj.br/.

 

Igualmente reiteramos o pedido de que todos permaneçam calmos, reforcem as medidas de higiene e limpeza pessoal e guardem isolamento social o máximo possível. Busquem ter conhecimento da localização dos pontos de atendimento médico mais próximos de suas residências para o caso de necessitarem e da representação diplomática do seu país. Persistimos na recomendação de que mantenham contato constante com as famílias, e disponibilizamos o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para a correspondência conosco.

 

Solicitamos que cada um de vocês responda ao formulário no link para atualizarmos suas informações.

 

Estamos mapeando a situação de todos para que tenhamos o quadro geral e possamos agir mais rapidamente nos casos necessários.


Informamos uma vez mais que a UFRJ decidiu suspender por tempo indeterminado as atividades acadêmicas.


Caso existam estudantes que tenham retornado aos seus países de origem sem nos avisarem pedimos que nos informem, estamos atendendo remotamente e procuraremos auxiliar também com os aspectos administrativos nesses casos.

 

Cordialmente,


Prof. Amaury Fernandes
Diretor de Relações Internacionais

 


 

Nota sobre atendimento ao público e editais da DRI

em 18/03/2020

Caros senhores, em função da pandemia de Coronavírus (COVID-19), o atendimento em nosso setor será efetuado seguindo as orientações do Ministério da Saúde e evitando, ao máximo, contato físico. Estudantes e demais membros do corpo social que necessitarem de atendimento deverão entrar em contato com os servidores do setor através dos e-mails abaixo:


Intercambistas brasileiros: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Intercambistas estrangeiros: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Acordos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Assuntos administrativos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Reforçamos que o atendimento presencial deverá ser efetuado apenas em casos extremos. Para realização será necessário agendamento de horário através dos e-mails acima. 

 

Não haverá atendimento telefônico até que se normalize a situação de saúde pública.

 

Bolsistas CAPES PrInt devem ler as instruções do link: http://posgraduacao.ufrj.br/noticia/2581 Mais instruções em http://capes.gov.br/36-noticias/10213-capes-orienta-bolsistas-sobre-pandemia-de-covid-19 

 

Aproveitamos para informar que todos os atos de todos os editais de intercâmbio estão suspensos. Novos calendários serão publicados quando a situação de saúde pública for normalizada.

 

Cordialmente,

Prof. Amaury Fernandes
Diretor de Relações Internacionais

 

Maiores informações ver em www.coronavirus.ufrj.br

 

 

Aos estudantes da UFRJ no exterior:

em 17/03/2020


A Diretoria de Relações Internacionais da UFRJ orienta aos estudantes em intercâmbio a seguir as recomendações publicadas pela reitoria de nossa universidade presentes no site www.coronavirus.ufrj.br.
Aos assintomáticos que desejarem retornar ao Brasil orientamos a obediência ao período de quarentena quando de sua volta, evitando contato físico com outras pessoas e realizando isolamento social pelo período de 7 dias a contar de sua chegada, mesmo em persistindo o quadro de inexistência de sintomas recomendamos permanência em isolamento social por mais 7 dias. No caso de surgimento de sintomas orientamos a procura por acompanhamento médico proporcional a gravidade dos sintomas, ressaltamos que somente os casos mais graves devem buscar atendimento na rede hospitalar.
Questões relativas aos procedimentos de reativação de matrícula e de inscrição em disciplinas: já emitimos orientação aos coordenadores de intercâmbio e acadêmicos das unidades, todas as ações necessárias serão por eles realizadas.
Ressaltamos que nossa maior preocupação é com a segurança de nossos estudantes, e recomendamos fortemente o contato permanente com os familiares, que devem ser os primeiros a estarem a par das ações de todos vocês.


Cordialmente,
Prof. Amaury Fernandes
Diretor de Relações Internacionais – UFRJ

 

 

Comunicado da DRI-UFRJ aos estudantes estrangeiros em intercâmbio na UFRJ:

em 17/03/2020


Na última semana as atividades acadêmicas foram suspensas por 15 dias, a contar de hoje, também enviamos por e-mail as recomendações da universidade sobre como agir na atual crise de saúde provocada pela pandemia de Corona Vírus (COVID-19), estamos reenviando para garantir o recebimento. Pedimos a todos que permaneçam calmos e guardem isolamento social o máximo possível. Busquem ter conhecimento da localização dos pontos de atendimento médico do SUS – Sistema único de Saúde mais próximos de suas residências e da representação diplomática do país de origem. Recomendamos contato constante com as famílias em seus países, que comuniquem casos comprovados a DRI e disponibilizamos o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para a correspondência conosco.
Maiores informações sobre o COVID-19 e a localização dos postos de atendimento médico podem ser obtidos com o aplicativo do SUS (https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-informacoes-atualizadas-sobre-o-corona-virus-covid-19). Ressaltamos que somente pessoas em estado mais grave devem ir aos postos médicos.
Em função da pandemia atenderemos preferencialmente virtualmente, atendimentos presenciais devem ser agendados através do e-mail acima.
Cordialmente,


Prof. Amaury Fernandes
Diretor de Relações Internacionais

 

Onde estamos

Diretoria de Relações Internacionais / Gabinete da Reitora - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Av. Pedro Calmon, 550,  2º andar - Cidade Universitária -  Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 21941-901

 

UFRJ DRI - Diretoria de Relações Internacionais
Desenvolvido por: TIC/UFRJ