Comunicado da Diretoria de Relações Internacionais aos estudantes estrangeiros em intercâmbio na UFRJ:

Rio de Janeiro, 27 de março de 2020

 

Após o começo da grave crise de saúde que enfrentamos com a pandemia de COVID-19 enviamos as recomendações da universidade sobre como agir, estamos reforçando a importância de atenção permanente aos cuidados pessoais e a leitura cotidiana das informações que são veiculadas através do site https://coronavirus.ufrj.br/.

 

Igualmente reiteramos o pedido de que todos permaneçam calmos, reforcem as medidas de higiene e limpeza pessoal e guardem isolamento social o máximo possível. Busquem ter conhecimento da localização dos pontos de atendimento médico mais próximos de suas residências para o caso de necessitarem e da representação diplomática do seu país. Persistimos na recomendação de que mantenham contato constante com as famílias, e disponibilizamos o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para a correspondência conosco.

 

Solicitamos que cada um de vocês responda ao formulário no link para atualizarmos suas informações.

 

Estamos mapeando a situação de todos para que tenhamos o quadro geral e possamos agir mais rapidamente nos casos necessários.


Informamos uma vez mais que a UFRJ decidiu suspender por tempo indeterminado as atividades acadêmicas.


Caso existam estudantes que tenham retornado aos seus países de origem sem nos avisarem pedimos que nos informem, estamos atendendo remotamente e procuraremos auxiliar também com os aspectos administrativos nesses casos.

 

Cordialmente,


Prof. Amaury Fernandes
Diretor de Relações Internacionais

 


 

Nota sobre atendimento ao público e editais da DRI

em 18/03/2020

Caros senhores, em função da pandemia de Coronavírus (COVID-19), o atendimento em nosso setor será efetuado seguindo as orientações do Ministério da Saúde e evitando, ao máximo, contato físico. Estudantes e demais membros do corpo social que necessitarem de atendimento deverão entrar em contato com os servidores do setor através dos e-mails abaixo:


Intercambistas brasileiros: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Intercambistas estrangeiros: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Acordos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Assuntos administrativos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Reforçamos que o atendimento presencial deverá ser efetuado apenas em casos extremos. Para realização será necessário agendamento de horário através dos e-mails acima. 

 

Não haverá atendimento telefônico até que se normalize a situação de saúde pública.

 

Bolsistas CAPES PrInt devem ler as instruções do link: http://posgraduacao.ufrj.br/noticia/2581 Mais instruções em http://capes.gov.br/36-noticias/10213-capes-orienta-bolsistas-sobre-pandemia-de-covid-19 

 

Aproveitamos para informar que todos os atos de todos os editais de intercâmbio estão suspensos. Novos calendários serão publicados quando a situação de saúde pública for normalizada.

 

Cordialmente,

Prof. Amaury Fernandes
Diretor de Relações Internacionais

 

Maiores informações ver em www.coronavirus.ufrj.br

 

 

Aos estudantes da UFRJ no exterior:

em 17/03/2020


A Diretoria de Relações Internacionais da UFRJ orienta aos estudantes em intercâmbio a seguir as recomendações publicadas pela reitoria de nossa universidade presentes no site www.coronavirus.ufrj.br.
Aos assintomáticos que desejarem retornar ao Brasil orientamos a obediência ao período de quarentena quando de sua volta, evitando contato físico com outras pessoas e realizando isolamento social pelo período de 7 dias a contar de sua chegada, mesmo em persistindo o quadro de inexistência de sintomas recomendamos permanência em isolamento social por mais 7 dias. No caso de surgimento de sintomas orientamos a procura por acompanhamento médico proporcional a gravidade dos sintomas, ressaltamos que somente os casos mais graves devem buscar atendimento na rede hospitalar.
Questões relativas aos procedimentos de reativação de matrícula e de inscrição em disciplinas: já emitimos orientação aos coordenadores de intercâmbio e acadêmicos das unidades, todas as ações necessárias serão por eles realizadas.
Ressaltamos que nossa maior preocupação é com a segurança de nossos estudantes, e recomendamos fortemente o contato permanente com os familiares, que devem ser os primeiros a estarem a par das ações de todos vocês.


Cordialmente,
Prof. Amaury Fernandes
Diretor de Relações Internacionais – UFRJ

 

 

Comunicado da DRI-UFRJ aos estudantes estrangeiros em intercâmbio na UFRJ:

em 17/03/2020


Na última semana as atividades acadêmicas foram suspensas por 15 dias, a contar de hoje, também enviamos por e-mail as recomendações da universidade sobre como agir na atual crise de saúde provocada pela pandemia de Corona Vírus (COVID-19), estamos reenviando para garantir o recebimento. Pedimos a todos que permaneçam calmos e guardem isolamento social o máximo possível. Busquem ter conhecimento da localização dos pontos de atendimento médico do SUS – Sistema único de Saúde mais próximos de suas residências e da representação diplomática do país de origem. Recomendamos contato constante com as famílias em seus países, que comuniquem casos comprovados a DRI e disponibilizamos o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para a correspondência conosco.
Maiores informações sobre o COVID-19 e a localização dos postos de atendimento médico podem ser obtidos com o aplicativo do SUS (https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-informacoes-atualizadas-sobre-o-corona-virus-covid-19). Ressaltamos que somente pessoas em estado mais grave devem ir aos postos médicos.
Em função da pandemia atenderemos preferencialmente virtualmente, atendimentos presenciais devem ser agendados através do e-mail acima.
Cordialmente,


Prof. Amaury Fernandes
Diretor de Relações Internacionais

 

Onde estamos

Diretoria de Relações Internacionais / Gabinete da Reitora - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Av. Pedro Calmon, 550,  2º andar - Cidade Universitária -  Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 21941-901

 

UFRJ DRI - Diretoria de Relações Internacionais
Desenvolvido por: TIC/UFRJ